CONHEÇA O DESTINO: PERU
O Peru é um dos grandes núcleos originários da cultura antiga, do mesmo modo que México, Mesopotâmia, Índia e China. O homem o período paleolítico começou a desenvolver aldeias de caçadores-recoletores aproximadamente no 6000 a.C. e deixou seus primeiros vestígios em assentamentos como Lauricocha, em Huánuco. Aproximadamente no ano 2500 a.C. se formaram assentamentos agrícolas, nos quais começaram a cultivar mandioca, pallar, quinua, batata, algodão e milho.
-
Pela sua localização estratégica, Perú é um destino privilegiado para o turismo e um dos mais atrativos mercados de investimentos. Herdeiro de culturas milenárias e de uma rica tradição colonial, Perú é, além, um lugar mágico num continente com mais de 300 milhões de habitantes e alberga uma das mayores biodiversidades do planeta: um verdadeiro crisol de diferentes culturas que convivem forjando com seu esforço a promessa de um futuro melhor.
-
A hora peruana se determina 5 horas antes da hora GMT e coincide com a horas de EST dos EUA. Com relação à hora peruana, Nova York tem a mesma hora, Santiago do Chile e Caracas estão 1 hora adiantadas, Rio de Janeiro e Buenos Aires estão 2 horas, e Tóquio 15 horas.
-
A temperatura e os ciclos atmosféricos variam de uma região para a outra. Na região costeira, existem duas estações bem marcadas: uma estival ou de verão (de dezembro a março), com temperaturas que atingem 27°C (80°F), e uma invernal ou de invernal (de abril a novembro), muito úmida e fria, com temperaturas de até 12°C (53ºF). Quanto às chuvas são quase inesxistentes, ainda que durante o inverno é comum uma neblina e leves chuviscos ou garoas. O extremo norte do litoral conta com sol o ano todo, e durante o verão as temperaturas atigem 35ºC (95ºF). Serra: Apresenta um clima seco e temperado, com duas estações bem definidas: uma de estilo (de abril a outubro), com dias ensolarados, noites muito frias e chuvas escassas - é a época ideal para visitá-la, e uma chuvosa (de novembro a março). Na serra, existe uma sensível diferença de temperatura num mesmo dia, podendo variar de 20ºC (68ºF) a 2ºC(35ºF). Jás nas áreas de selva, o clima é úmido e tropical, a selva conta com duas estações claramente diferenciadas: uma de estio ou vazante (de abril a outubro), com frequentes aguaceiros e aumento no caudal dos rios.
-
A moeda oficial do Peru e o Novo Sol, que circula em moedas de 5, 10, 20 e 50 centavos, moedas de 1, 2 e 5 novos soles, e em bilhetes de 10, 20, 50, 100 e 200 novos soles. O dólar estadunidense é aceito na maioria das lojas, restaurantes e postos de serviço. Para informar-se sobre o tipo de câmbio do dia visite: www.editoraperu.com e www.expedia.msn.com.
A grande maioria dos hóteis e estabelecimentos urbanos acieta cartões de crédito. O uso de euros e travellers checks não está muito difundido, por isso é recomendável consultar antes, se o estabelecimento os aceita.
-
O espanhol é o idioma oficial no país; contudo, também são oficialmente reconhecidas outras línguas nativas andinas e aamzônicas.
-
A gastronomia peruana é considerada uma das mais variadas e ricas do mundo. Resultante de uma mistura das tradições nativas indígenas, e dos costumes vindos dos imigantes espanhóis, africanos, chineses, japoneses e italianos que se estabeleceram no país, é impossível enumerar todas as opções que ela oferece.
-
O visto de turismo não é ncessário para cidadãos da maioria dos países da América e Europa Ocidental. Os cidadãos da Bolívia, Equador e Chile não necessitam ter passaporte nem visto para ingressar até determinadas regiões do Peru. Em tais casos, o prazo de permanência é de 90 dias (prorrogáveis pela autoridade migrátoria). Para Qualquer consulta adicional, acesse www.digemin.gob.pe.