CONHEÇA O DESTINO: ISRAEL CULTURAL
Israel, a terra prometida da Bíblia, hoje em dia é um país moderno, próspero e vibrante. Durante séculos, os lugares onde aconteceram os fatos mais emocionantes da história da humanidade ficaram abandonados sob as areias movediças. As ruínas ficaram esquecidas até que o povo de Israel voltou do Exílio e retomou suas terras. Hoje as indústrias sofisticadas e grandes empresas bem desenvolvidas tomaram conta das colinas, pântanos e desertos improdutivos. Os vestígios do passado ainda imperam em meio a este dinâmico renascimento. Jerusalém a cidade Santa e Eterna capital de Israel, retém sua aura de santidade e acolhe freqüentemente os peregrinos de odas as crenças.
-
A atual cidade de Beer-Sheba, está situada às portas do deserto de Néguev. Recebe os mesmos visitantes como nos tempos do patriarca Abraão. Eilat, que serve de acesso ao Mar Vermelho se tornou um porto de atrativo como na época do Rei Salomão. Nazareth o lugar da anunciação e lar de Jesus durante sua infância, está na história da Galiléia.
Além do seus lugares istóricos e religiosos, Israel tem muito a oferecer aos turistas. Vastas extensões de limpas praias banhadas pelo sol, odernos hotéis, teatros e clubes noturnos, balneários, pitorescos banhos termais e mercados, tudo dentro de um ompacto círculo geográfico. Poucas horas de viagem separam as costas ensolaradas das montanhas nevadas e os rondosos bosques dos essênios da paisagem desértica.
Sem dúvida, Israel se constitui de um verdadeiro oásis de atrações.
-
Mais 5 horas que o Brasil.
-
As temperaturas variam muito em Israel, principalmente durante o inverno. As regiões montanhosas do país são frias, inclusive com ocorrência de neve; o pico do monte Hérmon é coberto por neve na maior parte do ano e Jerusalém recebe pelo menos uma queda de neve por ano.[139] Entretanto, cidades costeiras, como Tel Aviv e Haifa, têm clima mediterrâneo típico, com frio e chuva durante o inverno e com verão quente e seco. A maior temperatura no continente asiático (53,7 °C) foi registrada em 1942 no kibutz Tirat Zvi, no norte do vale jordaniano.
De maio a setembro, a chuva em Israel é rara. Com os escassos recursos hídricos, Israel tem desenvolvido diversas tecnologias de economia de água, incluindo irrigação por gotejamento. Os israelenses também aproveitam a grande incidência de luz solar para a produção de energia solar, tornando a Israel, a nação líder em energia solar em uso per capita.[
-
A moeda corrente do Estado de Israel é o Novo Shekel de Israel (NIS), ou apenas shekel para simplificar (no plural shkalim em hebraico e shekels em Inglês).
-
Israel tem três línguas oficiais: hebraico, árabe e inglês. O hebraico é o idioma principal do estado e é falada pela maioria da população. O árabe é falado pela minoria árabe e por judeus que imigraram a partir de países árabes.
-
Israel dispõe de pratos da cozinha local e pratos trazidos ao país por imigrantes judeus de todo o mundo. Desde a criação do Estado em 1948, e particularmente desde a década de 1970, uma cozinha propriamente israelense se desenvolveu.
A cozinha israelense adquiriu, e continua adquirir, elementos de vários estilos da culinária judaica, em particular os estilos da culinária mizrahi, sefardita e ashkenazi, junto com as influência culinárias de judeus marroquinos, iraquianos, etíopes, indianos, iranianos e iemenita. Ela incorpora também muitos alimentos tradicionalmente consumidos nas cozinhas dos estados árabes, Oriente Médio e mar Mediterrâneo, como falafel, homus, xacxuca, cuscuz e za'atar, que se tornaram pratos essenciais em Israel.
-
Para entrar em Israel os cidadãos brasileiros não necessitam de visto. Basta o passaporte dentro da validade.