CONHEÇA O DESTINO: TURQUIA

A Turquia, cujo nome oficial é República da Turquia, é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental, no sudeste da Europa. É um dos seis estados independentes cuja população é maioritariamente turca. Faz fronteira com oito países: a noroeste com a Bulgária, a oeste com a Grécia, a nordeste com a Geórgia, a Arménia e o enclave de Nakichevan do Azerbaijão, a leste com o Irão e a sudeste com o Iraque e a Síria. O Mar Mediterrâneo e o Chipre situam-se a sul, o Mar Egeu a sudoeste-oeste e o mar Negro a norte. O Mar de Mármara, o Bósforo e o Dardanelos demarcam a fronteira entre a Trácia e a Anatólia e separam a Europa da Ásia.

  • A Turquia é um país bi-continental que está localizada, principalmente, no Oriente Médio, região chamada de Anatólia. Sua outra parte, a Trácia, está localizada no sudeste da Europa. A Turquia tem 2 paises europeus e 6 países asiáticos como vizinhos. O monte Ararat é o local mais alto da Turquia. Diz-se que neste local a arca de Noé parou após o dilúvio. O estreito de Bósforo divide a parte europeia da parte asiática da cidade de Istambul. O Mausoléu de Halicarnasso e o Templo de Artemis são duas das sete maravilhas do mundo antigo na Turquia. Muitas pessoas associam as tulipas à Holanda. Na realidade, as tulipas foram inseridas na Holanda pela Turquia há muitos anos atrás.
  • Em todo o seu território a Turquia possui o mesmo fuso horário: GMT + 2. No período de horário de verão passa a ter +1 hora com fuso GMT +3. Por isso, no verão (Junho, Julho Agosto e Setembro) tem cerca de 6 horas a mais que o Brasil e no inverno, tem 5 horas a mais.
  • A Turquia tem clima temperado mediterrâneo que é caracterizado por importantes diferenças entre as costas e as zonas mais interiores, que sofrem um pouco com a escassez de chuvas. Sobre os planaltos tem clima típico de deserto frio, como por exemplo, em Konya. O clima é mediterrâneo à beira do mar Egeu e do Mediterrâneo: calor no verão e um inverno suave. O clima é continental no interior com temperaturas que descem à 0° C no inverno e que podem alcançar os 40° C no verão, especialmente na Anatólia. À beira do mar Negro (ao norte da Turquia) o clima é mais temperado e mais irrigado.
  • A Nova Lira Turca (em turco: Türk lirası ou TRY) é a unidade monetária da corrente da Turquia e da República Turca do Chipre do Norte. 1 US$ = 1,81 TRY | 1 R$ = 0,89* (*os valores são apenas indicativos baseados na cotação de 15/10/12).
  • A língua oficial da Turquia é o turco. No entanto, inglês, francês e alemão também são muito falados Saber algumas palavras pode tornar a sua viagem mais tranquila na Turquia. Veja algumas dicas: Toda letra tem apenas um som. Sempre é pronunciada da mesma forma. Na pronúncia, nenhuma letra se oculta e/ou nenhuma letra é acrescentada. Na língua, sempre a última sílaba é pronunciada mais forte, como se a última vogal tivesse o acento agudo. Merhaba = Oi/Olá. Teşekkür ederim = Obrigado. Gunaydin = Bom dia. Hoşçakal = Tchau.
  • Costuma-se dizer que as 3 principais culinárias no mundo são a turca, a chinesa e a francesa. A gastronomia turca é simplesmente deliciosa. Um desdobramento maravilhoso de sabores e aromas conseguirá despertar o apetite de qualquer pessoa que decida a provar esta estupenda culinária. Os pratos são preparados com ingredientes básicos da gastronomia mediterrânea: legumes frescos, frutas, azeite de oliva, carnes, pescados e molhos excelentes. Os principais pratos da comida turca, normalmente, combinam verduras com carnes e pescados. As ervilhas verdes e brancas, tomates, berinjelas e os pimentões servem de acompanhamento às carnes de cordeiro, vaca, terneira e frango em guisados estupendos. Porém, também se pode comer a carne em deliciosas brochetas conhecidas como kebab ou como recheios em tortas feitas com pão de pita. A carne de porco não é popular na Turquia, já que, seu consumo é proibido para os muçulmanos. Menu: Ayla Çorbası = sopa feita de iogurte, farinha, ovos, manteiga e hortelã. Pilaf = arroz ou bulgur (trigo triturado) com grão de bico ou feijão. Baklava = sobremesa feita com açúcar, limão, pistache, farinha, azeite, ovos e etc.
  • Não é necessário aplicar visto para entrada de brasileiros na Turquia. O passaporte deve ter validade mínima de 6 meses a partir da data de entrada no páis. O governo turco não exige visto para turistas brasileiros por um período de 90 dias prorrogáveis por mais 90 dias (total de 180 dias por ano). É permitido ao estrangeiro brasileiro permanecer no país pelo prazo máximo de 180 dias por ano, dividido em dois períodos de 90 dias cada. Esses dois períodos de 90 dias não poderão ser usufruidos consecutivamente, devendo o estrangeiro deixar a Turquia depois de decorridos os primeiros 90 dias e permanecer fora do território turco por igual período de 90 dias, podendo ser readmitido no país somente depois de decorrido esse lapso temporal. Não são exigidas vacinas especiais e o seguro de saúde internacional não é obrigatório, mas é recomendado.
  • Taxi: Você pode pegar um taxi com muita facilidade. Os taxis são amarelos e possuem a placa “Taksi”, que significa taxi em Turco. São milhares em Istambul. O uso do taxímetro é obrigatório na Turquia. Use sempre o serviço de taxi de seu hotel e se estiver em algum lugar da cidade, se dirija a um hotel 5 estrelas mais perto e peça um taxi ao hotel. Evite pegar um taxi na rua, mas se não tiver outro jeito escolha um taxi mais moderno e procure um motorista com boa aparência. Taxis na Turquia são bem mais baratos que na Europa, sendo esse um meio de transporte também muito usado pelos Turcos. Ônibus: percorrem todas as cidades, sejam públicos ou privados. Em função do tráfego intenso e congestionamentos inevitáveis, os ônibus podem ficar muito quentes e desconfortáveis. Muitas vezes estarão lotados e será difícil encontrar um ônibus rodando após a meia-noite. As passagens são baratas, com custo inferior a 1,5 TRY e devem ser comprados antes do embarque no ônibus na bilheteria chamada de “bilet” kiosk. Trem: circulam principalmente em Istambul e é uma maneira barata e fácil de circular. Note apenas que o número de paradas é limitada. Ferry (balsas): é uma das maneiras mais prazerosas de se viajar em Istambul. Com muitos destinos e partidas a cada 20 minutos entre as 07h00 am até as 23h00 pm, a maioria as viagens tem custo em torno de TRY 1,30